domingo, 11 de julho de 2010

Homeostase é a manifestação de um mecanismo biológico responsável pelo equilíbrio geral do organismo.


Espinosa quis enterrar o dualismo, a divisão entre mente e espírito.

Damásio (1994), afirma que indução da emoção positiva pela pessoa faz com que o seu corpo produza emoções e quando a sentimos de forma fisiológica, aí é produzido o sentimento de amor, em parte invenção humana.

“Tendo sentimento, nós temos a possibilidade de tomar consciência daquilo que aconteceu em relação a certo objeto - a pessoa amada, ou alguma causa de perigo. Permite-nos também colocar na memória essa ligação. O sentimento é quase o princípio da nossa vida autoconsciente, em que nós podemos nos lembrar do que é bom e daquilo que é mau. Portanto, nos permite fazer escolhas mais inteligentes. É um elemento fundamental da construção da memória e da própria razão”. (Medicina e saúde, htm, 2010).

Se não é possível conceber emoção sem a alteração do corpo, o que existe de primordial é a atração sexual.E esta, por sua vez, vem da homeostase, ligada a evolução.

Sentimentos bons desenvolvidos como o cuidado com o outro também estão presentes, na forma positiva na espiral evolutiva de cada ser humano.

Sentimentos ruins, como a zanga, o desprezo, violência são negativos e nocivos. São sentimentos ancestrais que vem de uma matriz primitiva, da conquista do território, matar ou morrer.

São construções humanas que podem derivar ou complementar a idéia de viver sem a idéia de Deus, grande invenção humana, segundo Spinosa e outros;