segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS DA PSICOLOGIA REGRESSIVA E PRÁTICAS RELIGIOSAS DA DOUTRINA EVANGELÍSTICA


ROGER WOOLGER NA CONSTRUÇÃO E NO ENTENDIMENTO DA TERAPIA DE REGRESSÃO RELACIONADOS A RELATOS EVANGELÍSTICOS



Woolger afirma que ao conhecer uma vida passada, o objetivo é favorecer a catarse, compreender a si mesmo;
Catarse
Catarse, sob uma ótica muito simples é a liberação de energias reprimidas que fazem perturbações e que interferem na harmonia;

O escopo de Woolger para o seu trabalho é:
  • ·         Terapia junguiana
  • ·         Regressiva
  • ·         Ericksoniana
  • ·         Terapêutica
  • ·         Gestalt-terapia
  • ·         Renascimento
  • ·         Trabalho com respiração e corpo de Reich
  • ·         Consciência vipassana (insight, consciência clara do que está acontecendo a si no momento, sensibilidade aguçada)

Segundo Jung, o corpo astral se localiza a duas polegadas do corpo físico e nele está contido toda a carga emocional  e resíduos das vidas passadas.relacionados  a conceitos, via de regra, que não afetam o corpo físico, mas se isso acontece, o seu efeito é de extrema  intensidade;
O corpo astral é mais denso que o corpo mental e sua negatividade altera até a energia elétrica;
Unindo teoria e prática, lembro de uma vez em que eu fui à Igreja e era Sexta-feira, um dia carregado de energias espirituais negativas.
O Pastor, muito sabiamente, introduziu em seus cultos um equipamento de data show e palestras ou vídeos interessantes sobre a sua pregação.
(Um ponto focal de modernidade, tecnologia e convencimento.)
Repentinamente, todo o seu sistema travou , a luz não acendia e ele ficou momentaneamente sem ação;
A igreja ficou as escuras, um clima negativo e tenso ,  em silêncio e o Pastor recobrou o ânimo, interrompendo o que ia dizer com uma oração, onde ele disse que aquela energia era o inimigo querendo interromper o conhecimento a ser ministrado.
Depois da sua oração, o tal sistema destravou e começou a funcionar.
Várias conclusões podem ser tiradas sobre esse evento. Inclusive o de ter sido uma encenação para impressionar os fiéis ou uma falha ocasional do sistema tecnológico.
 Mas eu não brinco com determinadas coisas e prefiro guardar minhas conclusões.
Uma contingência não variável é a energia negativa e o clima de angústia e expectativa que se sentiu.
Há um reconhecimento de que ali estavam em ação energias humanas e do Ambiente propício a interpretações dúbias.
Há um reconhecimento de que a banalização e as galhofas envolvendo esse sistema religioso pode estar, eventualmente, perturbando um trabalho legítimo que se explica a partir de seus resultados.
Sobre a energia da Psique, tais energias, pelo que entendi, se localizam no inconsciente, que é aquela parte da nossa psique independente  da matéria, embora utilize o corpo físico para se manifestar.
(Existe, inclusive, o espaço para o charlatanismo e para a exploração dos desfavorecidos culturalmente;)
Interessante afirmar que segundo a IURD, toda e qualquer manifestação vinda da psique do indivíduo é proveniente do satanismo.
Busco integrar as idéias da Psico com as idéias da Doutrina teológica da IURD, pois seu chefe é um conhecedor dos trabalhos desenvolvidos  em  centros de magia espiritual e tem, nos seus templos, pessoas que antes eram chefes de terreiro de macumba e hoje são cristãos.
A meu ver, ele trocou uma energia que mexia com espíritos que tem uma conscienciologia inferior, destrutiva, perigosa, embora as vezes se disfarce de benesses por uma energia que quer crer e ele, provém do trono de Deus. A máxima de sua doutrina é :
JESUS CRISTO É O SENHOR
Creio que tanto a IURD como as outras igrejas evangélicas prestam um serviço de utilidade pública.
Favorecer o autoconhecimento e o conhecimento, reprovada apenas em um quesito: utilizar o dinheiro, a teologia da prosperidade para alavancar essa escalada das paredes da caverna.
Refiro-me ao mito platônico e o adapto as contingências próprias: o esforço de ver e sentir profundamente, além daquele que o sistema reducionista oferece.
Tal essa vontade, que todo esse refletir está publicado em Blog chamado Estudos da Medicina.
Há muito que as necessidades contemporâneas exigem que o médico observe o seu paciente de uma forma holística e globalizadora: intua que  o organismo humano tem outras facetas não exploradas pela Ciência.


 Fontes: books.google.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário