sábado, 3 de abril de 2010

Estudos sobre cromossomos e anomalias fetais

O ESTUDO DOS CROMOSSOMOS



Um cromossomo (português brasileiro) ou cromossoma (português europeu) é uma longa sequência de DNA, que contém vários genes, e outras sequências de nucleótidos (nucleotídeos) com funções específicas nas células dos seres vivos.

Os cromossomos são responsáveis por várias funções no organismo humano, implicando em dizer que se há uma falta de um cromossomo o feto apresenta anomalia genética.

Na pesquisa feita por Flávia Marini, para sua tese de Mestrado na UFMG,foi detectado que os fatoes intrinsecos como doenças gênicas, herança familiar e novas mutações são responsáveis por parte das anomalias diagnosticadas.

A outra parte é referente a fatores extrínsecos, como exposição a fármacos e infecções do ambiente, e fatores como ondas magnéticas, radiações, toxoplasmas, bem como doenças metabólicas da gestante, como afirma Cabral (2005).

Existem fatores como o predomínio de algumas doenças gênicas em certos grupos raciais, o risco populacional de algumas infecção congênita, a exposição a determinados fatores ambientais, bem como a ineficiência do rastreamento pré natal compromete, o cálculo da verdadeira incidência nesse quadro.

“ O diagnóstico que comprova problemas com o feto geralmente surge de forma inesperada e desencadeia uma infinidade de reações emocionais, alterando radicalmente a trajetória de expectativas da gestante” (RAPHAEL-LEFF, 2000). Segundo a autora, quando a morte ou a destruição interrompe uma trajetória de gravidez estabelecida do ponto de vista emocional, o trauma emocional sofrido pode ser tão severo quanto o sofrido pelo físico, necessitando assim de uma adaptação e de uma conseqüente reestruturação psíquica importante. Ainda segundo a autora, o trabalho de luto se faz necessário pela perda desta gravidez, ainda que não seja concreta, uma vez que esta gestante já não gera mais o filho perfeito e idealizado que outrora estava a gerar. Segundo Soifer (1980), a elaboração desta perda é um passo bastante doloroso, de difícil e lenta recuperação.










Um comentário: