8. OBJETIVOS
8.1 - Área Cognitiva
Ao final do programa o aluno deve estar capacitado a:
a) Bases da assistência à criança
• distinguir a pediatria não como especialidade, mas como disciplina que trata do ser em crescimento e desenvolvimento,utilizando e adaptando todas as técnicas de Medicina (preventivas, curativas e de reabilitação)a esta fase de vida e identificar os princípios e normas da assistência global à criança por grupo etário.
b) Crescimento
• enumerar os principais fatores do crescimento;
• apontar os principais indicadores do crescimento
normal da criança:
• distinguir a normalidade do crescimento da criança
no gráfico pondo-estatural, interpretar uma curva de
crescimento e;
• definir os distúrbios do crescimento e enumerar as
principais causas do mecanismo.
c) Desenvolvimento
• caracterizar as principais etapas do desenvolvimento
d) Distúrbios mais comuns do desenvolvimento
• explicar a influência das dinâmicas das relações
intra-familiares no estado emocional da criança e;
• identificar as medidas de orientação adequadas para
a prevenção dos principais distúrbios de conduta.
e) Aleitamento materno
• conhecer as qualidades do aleitamento materno com
ênfase nos aspectos bioquímicos, psicológicos de proteção
anti-infecciosa e econômica-sociais;
• conhecer as características fisiológicas e da técnica
do aleitamento materno e;
• conhecer suas dificuldades e contra-indicações.
f) Higiene alimentar em geral
• descrever os princípios gerais da alimentação da criança;
• explicar os motivos da supremacia do valor do leite
materno e da amamentação natural e;
• enumerar em ordem cronológica os alimentos introduzidos
na dieta da criança de zero a dois anos de
idade.
g) Ambiente físico
• identificar as principais características do macroclima
e do micro-clima;
• apontar os principais itens do saneamento básico e;
• apontar os principais tipos de poluição ambiental e
suas conseqüências para a saúde da criança.
h) Distrofias em geral
• enumerar os fatores predisponentes e deflagrantes
das principais distrofias carenciais primárias e;
• descrever o quadro clínico da desnutrição primária,
do raquitismo carencial e da anemia carencial.
i) Higiene anti-infecciosa
• enumerar as medidas de proteção anti-infecciosa
não imunitária habitual e;
• conhecer o calendário habitual de imunização.
8.2 - Área Psicomotora
Ao final do programa, o aluno deve estar capacitado a:
a) descrever, em atendimento ambulatorial de puericultura,
as finalidades, instrumentos necessários e a
técnica utilizada para fazer anamnese e exame físico
em crianças de zero a doze anos de idade.
b) estabelecer diagnósticos:
• do estado geral
• do estado nutricional
• do crescimento
• do desenvolvimento
• das condições de alimentação
• das condições de imunização
• das condições de habitação
• redigir os tópicos principais da prescrição e,
• orientar as mães em relação às condutas propostas
8.3 - Área Afetiva
Ao final do programa o aluno deve estar capacitado a:
a) reconhecer a importância de assistir globalmente a
criança considerando-a como um ser físico, mental e
social indivisível;
b) reconhecer a ação educativa como parte integrante
das ações de saúde, em particular do pediatra;
c) reconhecer a importância do controle periódico de
saúde da criança;
d) reconhecer a importância do aleitamento materno
através de suas próprias vivências no atendimento;
e) reconhecer a importância da alimentação adequada,
das imunizações e do ambiente físico para a saúde física,
mental e social da criança.
quero saber como eu posso mim preparar para ir,para a faculdade de medicina(pediatria).
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