sexta-feira, 16 de abril de 2010

Objetivos do Curso de Pediatria

 8. OBJETIVOS


8.1 - Área Cognitiva

Ao final do programa o aluno deve estar capacitado a:

a) Bases da assistência à criança

• distinguir a pediatria não como especialidade, mas como disciplina que trata do ser em crescimento e desenvolvimento,utilizando e adaptando todas as técnicas de Medicina (preventivas, curativas e de reabilitação)a esta fase de vida e identificar os princípios e normas da assistência global à criança por grupo etário.

b) Crescimento

• enumerar os principais fatores do crescimento;

• apontar os principais indicadores do crescimento

normal da criança:

• distinguir a normalidade do crescimento da criança

no gráfico pondo-estatural, interpretar uma curva de

crescimento e;

• definir os distúrbios do crescimento e enumerar as

principais causas do mecanismo.

c) Desenvolvimento

• caracterizar as principais etapas do desenvolvimento

d) Distúrbios mais comuns do desenvolvimento

• explicar a influência das dinâmicas das relações

intra-familiares no estado emocional da criança e;

• identificar as medidas de orientação adequadas para

a prevenção dos principais distúrbios de conduta.

e) Aleitamento materno

• conhecer as qualidades do aleitamento materno com

ênfase nos aspectos bioquímicos, psicológicos de proteção

anti-infecciosa e econômica-sociais;

• conhecer as características fisiológicas e da técnica

do aleitamento materno e;

• conhecer suas dificuldades e contra-indicações.

f) Higiene alimentar em geral

• descrever os princípios gerais da alimentação da criança;

• explicar os motivos da supremacia do valor do leite

materno e da amamentação natural e;

• enumerar em ordem cronológica os alimentos introduzidos

na dieta da criança de zero a dois anos de

idade.

g) Ambiente físico

• identificar as principais características do macroclima

e do micro-clima;

• apontar os principais itens do saneamento básico e;

• apontar os principais tipos de poluição ambiental e

suas conseqüências para a saúde da criança.

h) Distrofias em geral

• enumerar os fatores predisponentes e deflagrantes

das principais distrofias carenciais primárias e;

• descrever o quadro clínico da desnutrição primária,

do raquitismo carencial e da anemia carencial.

i) Higiene anti-infecciosa

• enumerar as medidas de proteção anti-infecciosa

não imunitária habitual e;

• conhecer o calendário habitual de imunização.

8.2 - Área Psicomotora

Ao final do programa, o aluno deve estar capacitado a:

a) descrever, em atendimento ambulatorial de puericultura,

as finalidades, instrumentos necessários e a

técnica utilizada para fazer anamnese e exame físico

em crianças de zero a doze anos de idade.

b) estabelecer diagnósticos:

• do estado geral

• do estado nutricional

• do crescimento

• do desenvolvimento

• das condições de alimentação

• das condições de imunização

• das condições de habitação

• redigir os tópicos principais da prescrição e,

• orientar as mães em relação às condutas propostas

8.3 - Área Afetiva

Ao final do programa o aluno deve estar capacitado a:

a) reconhecer a importância de assistir globalmente a

criança considerando-a como um ser físico, mental e

social indivisível;

b) reconhecer a ação educativa como parte integrante

das ações de saúde, em particular do pediatra;

c) reconhecer a importância do controle periódico de

saúde da criança;

d) reconhecer a importância do aleitamento materno

através de suas próprias vivências no atendimento;

e) reconhecer a importância da alimentação adequada,

das imunizações e do ambiente físico para a saúde física,

mental e social da criança.

Um comentário:

  1. quero saber como eu posso mim preparar para ir,para a faculdade de medicina(pediatria).

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