sexta-feira, 16 de abril de 2010

Pediatria

CONCEITO DE PEDIATRIA



A pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos(Puericultura) ou curativos. (principalmente crianças).

Aspectos preventivos envolvem ações como aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura).

Os curativos correspondem aos diversos procedimentos e tratamentos das mais diversas patologias exclusivas ou não da criança e adolescente.
O pediatra é o médico com formação dirigida exclusivamente para os cuidados da criança e do adolescente, com uma formação que compreende no mínimo dois anos de residência médica ou curso de especialização equivalente a pós-graduação, entretanto somente os profissionais que concluíram curso de residência médica conseguem a inscrição da especialidade junto ao registro do CRM.
Para atuar em áreas especificas da pediatria é necessário além da formação inicial, treinamento e estudos em serviços especializados por um período que vai de um a três anos.

3 comentários:

  1. Muito interessante medicina ainda mais quando se trata da parte de pediatria, tenho apenas 16 anos mais sonho em fazer medicinaa( pediatria) interesante como comentarios postadoos por toda parte da internet ajuda muito aa nossa sabedoria!
    Medicina a arte de estudar !
    Um grande sonho1

    ResponderExcluir
  2. Tenho 17 anos e acabei de ser aprovada num vestibular pra medicina...tô muito feliz por sinal...é muito cedo pra dizer mas acho que a pediatria me chama...o que mais me comove é ver uma criança doente e sofrendo por não ter atendimento(típico de hospitais públicos)...então é isso, uma longa caminhada de 6 anos e chega o momento de escolher a especialidade. estou a disposição da medicina!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir